As empresas familiares são normalmente conduzidas mas com um certo grau de informalidade, mas são extremamente importantes. Segundo o SEBRAE representam 90% do total dos empreendimentos existentes no Brasil. Os conflitos familiares são muito comuns e, que se não resolvidos, pode até levar a empresa à falência. Mas e se eu te disser que existe um documento que pode trazer harmonia para a família empresária? Você não conhece? Então, vou te apresentar como resolver conflitos em empresas familiares.
Se este assunto te interessa, você está no lugar certo. Por isso, Fique até o final e eu vou te surpreender com os seguintes temas:
É um documento que estabelece regras de como a família empresária deve se comportar com relação ao negócio que possui.
Em suma, como saber se preciso de um protocolo familiar?
É muito fácil responder isso. Se você é o fundador, membro ou gestor de uma família empresária e não tem nenhum documento escrito para resolver conflitos, basta decidir sobre trabalho de familiares na empresa, forma de remuneração, dentre outros, e o protocolo familiar será muito útil para você.
O protocolo familiar deixará as coisas mais claras entre os membros da família empresária. Não se trata de um remédio para todos os males, mas o ele poderá minimamente trazer tranquilidade para o convívio dos membros da família e criar condições para profissionalizar a atuação dos sucessores.
Veja o que o protocolo familiar pode fazer pela família empresária:
É muito fácil fazer um protocolo, desde que a abordagem seja feita de forma correta. Além disso, o fundador é a pessoa mais indicada para iniciar este assunto dentro da família.
Por isso, é importante buscar o ponto de equilíbrio entre os diversos interesses dos sucessores. Então, o protocolo familiar nada mais é que um acordo de vontade que emerge dentro da família e para ser alcançado, o diálogo precisa ser praticado.
E os familiares devem ser instigados a pesquisar sobre o assunto, apresentar sugestões. Existem vários materiais para pesquisa ou até mesmo consultar um especialista. A propósito, não deixe de ler artigo sobre governança corporativa para empresa familiar.
Não existe uma forma determinada para o documento, mas é recomendável que seja feita através de escritura pública.
Afinal, quanto custa fazer este documento?
Na verdade, não existe uma tabela definida para o protocolo familiar. Entretanto, se esse documento for feito através de escritura pública declaratória sem conteúdo financeiro, a tabela de emolumentos 2021 do Estado de Minas Gerais diz que o valor será R$ 49,66.
Mas não se esqueça, que você também terá despesas com advogado, cujo valor dependerá do que você vier a combinar com o mesmo.
Em primeiro lugar, não existe um documento mágico que resolva todos os conflitos familiares. O fundador não quer que seu legado seja jogado no lixo em razão de brigas entre os herdeiros.
Da mesma forma, a construção de combinados dentro da família empresária pode restabelecer o diálogo e trazer um mínimo de paz para ela. E não se esqueçade que enfrentar esta situação enquanto ao fundador estiver lúcido é o melhor caminho para manter a paz e preservar o patrimônio.
Em resumo: Não quero que sua família brigue, mas se ela brigar, é bom que existam regras escritas para resolver o conflito.
Em suma, espero que você tenha gostado. E se este artigo foi útil para você, peço que compartilhe com algum amigo. Da mesma forma que foi importante para você, permita que outras pessoas tomem conhecimento sobre o assunto.
[pix-por-piggly-form]