Governança Corporativa para Empresas Familiares - Geraldo Gonçalves Sociedade de Advogados em BH

Governança Corporativa para Empresas Familiares

Advogados

Escritório de advocacia

Soluções jurídicas

Advogados

Escritório de advocacia

Soluções jurídicas

Imobiliário
10 de novembro de 2021
Compliance Trabalhista
7 de outubro de 2021

Qual o significado de governança corporativa e como ela pode ser útil para as empresas familiares?

A Governança Corporativa para Empresas Familiares é aquela que se refere à gestão dos interesses (pessoais ou profissionais), da identidade e da maturação da organização familiar.

Composta por estruturas com diferentes funções, que direcionam o andamento profissional de uma empresa de controle familiar, a governança se propõe a nutrir a estabilidade emocional, mas, principalmente, proporcionar estabilidade empresarial para os sucessores.

Afinal, nenhum fundador quer que seu legado seja esquecido ou muito menos que seu patrimônio seja exposto ao risco ou, pior ainda, ser dilapidado.

Por isso, além da Governança na empresa, é necessário fazer um bom Planejamento Sucessório, para que o seu patrimônio não seja motivo de conflito entre seus herdeiros, colocando em risco tudo aquilo que você conquistou durante a vida.

Em se tratando de uma empresa familiar, as esferas da família, negócio e propriedade devem ser amparadas pela Governança.

Através do planejamento sucessório você poderá criar uma holding familiar para blindar o patrimônio, pagar menos impostos de herança e ainda trazer mais tranquilidade para sua família.

E o mais importante, você conseguirá evitar brigas entre os herdeiros e processo de inventário moroso e dispendioso.